
A região central de Campinas contará com mais dois pontos de câmeras para combater infrações de trânsito a partir da próxima quinta-feira (22).
A medida, implementada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), tem como objetivo fiscalizar o desrespeito às leis de trânsito, especialmente o uso inadequado das faixas exclusivas para ônibus.
Transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é considerada infração gravíssima, que gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa é de R$ 293,47.
Onde serão instalados os novos pontos de videomonitoramento em Campinas?
Os novos equipamentos de fiscalização remota serão instalados nos cruzamentos das avenidas Senador Saraiva com Benjamin Constant e Francisco Glicério com Aquidabã.
Além de monitorar o uso irregular das faixas de ônibus, o sistema de videomonitoramento também irá fiscalizar outras infrações, como conversão proibida, parada sobre a faixa de pedestres, estacionamento irregular, transposição indevida de faixa e avanço em semáforos vermelhos.
Em 2024, foram oito mortes por infrações de trânsito
Em 2024, o desrespeito à sinalização causou oito mortes no trânsito.
Foram analisados 130 casos entre 155 vidas perdidas em vias urbanas e rodovias, no período.
“Os locais foram definidos a partir da observação em campo. São áreas que contam com faixas dedicadas aos ônibus e vêm registrando situações recorrentes de uso irregular”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
A Emdec implantou sinalização vertical (placas) indicando a presença da câmera, com a inscrição: “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”.
Na região central, estão ativas cerca de dez câmeras para o videomonitoramento em cruzamentos das vias Dr. Moraes Salles, Francisco Glicério, Irmã Serafina, João Jorge e Lix da Cunha, além da região do Terminal Multimodal “Ramos de Azevedo” (Rodoviária de Campinas).
Entre janeiro e abril de 2025, elas identificaram 4,6 mil infrações de trânsito.
BRT Ouro Verde: mais de 1,4 mil infrações foram identificadas
Desde o dia 2 de dezembro, o videomonitoramento do uso indevido da faixa exclusiva foi adotado em trecho do Corredor BRT Ouro Verde, o primeiro trecho do Corredor BRT a contar com esse tipo de fiscalização.
A câmera fica no cruzamento da avenida das Amoreiras com as vias Laranjal Paulista (Centro – bairro) e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite (bairro – Centro).
Desde a ativação dos equipamentos até abril deste ano, foram mais de 1,4 mil infrações identificadas no trecho por meio do videomonitoramento.
“Respeitar a circulação exclusiva dos ônibus nos corredores BRT envolve empatia e senso coletivo. Isso porque os ônibus transportam dezenas de pessoas que, em geral, dependem do transporte público para seus deslocamentos, e têm prioridade na circulação”, completa o presidente da Emdec.